Bem-Estar

5 cuidados importantes para praticar atividade física no frio

Nos dias mais frios de inverno, manter uma rotina regular de exercícios torna-se mais difícil, não é mesmo? Ainda assim, mesmo durante esse período, é importante fazer um esforço para comparecer ao treino sempre que possível! Praticar atividade física no frio, inclusive, pode trazer uma série de benefícios – como otimizar o gasto calórico -, mas também requer certos cuidados, principalmente com os músculos e articulações. Para te orientar nesse assunto, nós preparamos uma matéria sobre cuidados essenciais que todos devem tomar ao se exercitar no frio. Vale a pena conferir!

1. Faça um bom aquecimento antes do exercício

Antes de começar o exercício, é muito importante fazer um bom aquecimento para preparar o sistema cardiorrespiratório, aumentar a temperatura corporal e o metabolismo de forma mais gradual. Para fazer isso, você pode fazer uma caminhada mais intensa ou uma pequena corrida de pelo menos 10 minutos.

Embora seja simples, esse hábito ajuda a evitar lesões e problemas nas articulações – então não deixe de cumpri-lo, ok? Em dias frios, inclusive, o tempo de aquecimento deve ser um pouco maior, pois os vasos sanguíneos tendem a ficar contraídos, o que dificulta a circulação do sangue e, consequentemente, a oxigenação do corpo. Por isso, o ideal é fazer ao menos 15 minutos de aquecimento antes de se jogar de vez no treino.

2. Alongue todo o corpo

Outra dica importante para evitar aquela dor muscular pós-exercício é separar um tempo após o aquecimento para se alongar um pouco. Estique os braços, as pernas, a coluna, faça movimentos circulares com o pescoço e os ombros. Criar o hábito de se alongar, principalmente em dias mais frios (em que os músculos ficam mais contraídos), é importante para preparar o corpo e evitar possíveis lesões durante a atividade.

3. Use roupas adequadas para o frio

Por mais que a gente transpire e fique com calor durante a prática de exercícios, é muito importante usar uma roupa adequada para o frio (como calça legging e um casaco leve). Principalmente quem gosta de fazer atividades aeróbicas ao ar livre – como corrida ou ciclismo – deve tomar esse cuidado. Isso porque a exposição ao vento e a temperaturas muito baixas (somadas ao corpo suado) deixam o organismo mais vulnerável a possíveis infecções respiratórias. Por isso, lembre-se de se agasalhar bem, ok?

4. Inspire sempre pelo nariz e se hidrate regularmente

Outro ponto que faz diferença é ter bastante atenção com a respiração durante a atividade. Inspirar pelo nariz, por exemplo, é importante para filtrar e aquecer o ar até ele chegar aos pulmões – o que também ajuda a evitar possíveis doenças. Além disso, por conta do frio, é comum sentir menos sede durante o exercício. Ainda assim, é fundamental beber água (ou algum isotônico) antes, durante e após a atividade para repor os líquidos perdidos.

5. Finalize o treino com uma série de alongamentos

Após o fim do exercício, é importante ter alguns cuidados para evitar dores e recuperar bem os músculos. Esse é um momento crucial para se alongar – estique os braços, as pernas, as costas e o pescoço, fazendo um esforço para se esticar o máximo possível, mas atentando aos seus próprios limites para não forçar demais. Essa parte é importante para evitar possíveis lesões e garantir mais conforto no período pós-treino. (Conquiste sua Vida)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo