Novo modelo de concessão pode triplicar valor do pedágio entre Salvador e Feira de Santana

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A nova proposta de concessão das rodovias BR-324 e BR-116, apresentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pode elevar de forma expressiva o valor do pedágio entre Salvador e Feira de Santana.

Atualmente em R$ 7, a tarifa poderá ultrapassar os R$ 20 caso o novo modelo seja implementado, conforme discutido na segunda audiência pública realizada nesta terça-feira (6).

Denominado “Rota 2 de Julho”, o projeto prevê investimentos de R$ 24 bilhões ao longo de 30 anos, cobrindo 663 quilômetros de extensão nas duas principais rodovias federais que cortam a Bahia.

Um dos pontos centrais da proposta é o aumento da tarifa-teto por quilômetro: de R$ 0,16 em pistas simples para R$ 0,36, e de R$ 0,21 para R$ 0,44 em pistas duplicadas — mais que o dobro dos valores praticados atualmente.

A BR-324 está atualmente sob concessão da Via Bahia, cujo contrato será encerrado no dia 15 de maio, após acordo firmado com órgãos públicos.

A nova licitação prevê que o contrato da próxima concessionária tenha início em 2026. Apesar do teto estipulado, empresas interessadas poderão propor tarifas menores durante o leilão.

O possível reajuste preocupa motoristas e transportadores que utilizam o trecho com frequência. Para muitos, a elevação dos custos pode impactar diretamente o transporte de cargas e a mobilidade entre Salvador e Feira de Santana — dois dos maiores polos econômicos do estado.

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