Bem-Estar

Café faz bem: 5 benefícios da bebida

Tomar café regularmente de forma moderada (no máximo, 3 xícaras por dia) pode trazer uma série de benefícios para a saúde, sabia? Isso porque a bebida é fonte de cafeína e compostos antioxidantes que podem melhorar significativamente o sistema imunológico. Mas, para realmente usufruir das vantagens da bebida, uma dica importante é usar alternativas mais saudáveis de adoçante, como xilitol, açúcar demerara, de coco, mascavo ou até mesmo mel ou melado. Quer saber de que forma o café faz bem para a saúde? Confira 5 motivos para incluí-lo na sua alimentação.

1. Café faz bem para quem quer queimar calorias

Uma grande vantagem do café é que ele apresenta uma forte ação termogênica – ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, contribui para o processo de queima calórica. Além disso, a bebida costuma estimular a produção de ácidos biliares, que cumprem funções digestivas e auxiliam no controle do colesterol. Em suma, o café otimiza o funcionamento do intestino e, por isso, também ajuda a acelerar o metabolismo.

2. Apresenta forte ação antioxidante

Outro ponto positivo do café é que ele fornece substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres – previnem o envelhecimento precoce e fortalecem o sistema imunológico. Por ter essa forte ação antioxidante, a bebida ajuda a proteger o organismo contra possíveis doenças degenerativas a longo prazo. O indicado é consumir café com frequência, mas de forma equilibrada. De acordo com o Ministério da Saúde, o recomendado é tomar no máximo 3 xícaras da bebida por dia, então sem exageros, ok?

3. Funciona como estimulante energético

A cafeína funciona como importante psicoestimulante, concedendo mais energia para o corpo. A substância ajuda a afastar a fadiga e também melhora o rendimento em exercícios físicos. Por isso, o ideal é sempre consumir o café preferencialmente puro ou junto com um adoçante mais saudável.

4. Café faz bem para a saúde da memória e para a concentração

O café estimula o bom funcionamento do cérebro, contribuindo para as principais funções cognitivas. Isto é, ajuda a aumentar a capacidade de concentração, memória e até de raciocínio. Mas, para que a bebida surta tal efeito, ela deve ser consumida sem exageros. Isso porque a cafeína em excesso pode causar dor de estômago e outros sintomas indesejados

5. Tem efeito vasodilatador e anti-inflamatório

Quando consumido de forma regular e equilibrada, o café também pode contribuir para a saúde do sistema circulatório. Isso porque ele tem função vasodilatadora e anti-inflamatória – ou seja, ajuda a evitar o entupimento dos vasos e melhora a circulação. (Conquiste sua Vida)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo