Esporte

Com time principal, Bahia encara Botafogo-PB em Pituaçu pelo Nordestão

Há onze dias, o time principal do Bahia realizava a última partida de uma temporada. Contra o Santos, na Fonte Nova, o Esquadrão venceu por 2 a 0 e garantiu vaga na Copa Sul-Americana. Neste sábado, 6, a equipe volta a campo para iniciar uma nova temporada. Dessa vez pela Copa do Nordeste, contra o Botafogo-PB, às 18h15, no estádio Pituaçu.

Fruto da pandemia do novo coronavírus, o curto espaço de tempo, aliado à decisão da diretoria de não prorrogar contrato com seis jogadores do elenco – além de Gregore, que foi vendido ao Inter Miami –, proporciona ao técnico Dado Cavalcanti o desafio de apresentar um time competitivo.

“É uma pena, porque não tivemos o descanso necessário para provocar adaptação fisiológica dos atletas. A nossa estratégia é dar sequência ao trabalho que vinha sendo desenvolvido”, afirmou o comandante, em coletiva.

Dado, em teoria, ganhou um adversário que não costuma ter sucesso contra o Tricolor. Em 16 jogos diante do Botafogo-PB, o Esquadrão venceu 10, empatou seis e perdeu apenas um. Marcou 30 gols e sofreu 15. Curiosamente, a derrota veio em uma estreia: primeira rodada da Copa do Nordeste de 2018.

Em 2021, o time principal do Bahia teve o “privilégio”, como classificou Dado, de ter a equipe de transição na estreia do regional, contra o Salgueiro (PE). A partida foi vencida pelo Tricolor por 3 a 2, fora de casa. O resultado deu a liderança isolada do grupo A ao clube, já que todos os adversários perderam ou empataram.

Sendo assim, uma nova vitória daria ao Tricolor uma noite tranquila, podendo voltar as atenções para a decisão na Copa do Brasil. A equipe principal – sem reforços – joga a primeira fase do mata-mata nacional na próxima terça-feira, contra o Campinense, na Paraíba. Um empate já classifica os baianos. Uma derrota, por outro lado, elimina. Isso ocorreu no ano passado, contra o River-PI.

“Uma condição extrema, que tem a possibilidade de erro, de uma noite ruim, de um jogador expulso. Temos consciência de que precisamos de um bom resultado sábado [hoje, pelo Nordestão] para nos dar confiança”, disse Dado.

Olho tático

Para a partida deste sábado, o técnico não deve utilizar três volantes, como foi comum na reta final do Brasileirão. O meio de campo deve ser escalado com Patrick de Lucca, Ramon, Daniel e Rodriguinho.

Isso porque o clube perdeu três volantes neste fim de temporada. Na sexta-feira, 5, o A Tarde revelou que uma proposta foi feita para comprar Guilherme Rend, que pertence ao Jacuipense e atualmente joga pelo Vitória, maior rival.

Adversário

A jornada do Botafogo-PB na Copa do Nordeste já tem maior itinerário. O clube paraibano teve que disputar o pré-Nordestão, contra o Atlético de Alagoinhas. Empatou a primeira partida em 1 a 1 e venceu a segunda por 3 a 0, garantindo vaga no grupo B. Na estreia da “segunda fase”, empatou com o 4 de julho (PI).

No ano passado, o Belo conseguiu sua melhor campanha na história. Foi até as quartas de final, onde foi eliminado pelo mesmo Bahia, perdendo por 1 a 0. Os jogos de mata-mata do regional em 2020 foram únicos, em Salvador, em virtude da pandemia.

Inclusive, pelo mesmo motivo, alguns clubes vêm demonstrando apoio à paralisação do futebol. O Brasil passa pelo pior momento, em número de casos e mortes, desde o início da crise. Dado Cavalcanti e o técnico do Botafogo-PB, Marcelo Vilar, preferiram não opinar sobre.

Primeiro reforço

Na noite dea sexta-feira, 5, o Bahia anunciou  primeiro reforço da equipe para a temporada 2021. Trata-se do meio-campo Pablo, que estava no Vila Nova-GO, atual campeão da Série C. 

Também na sexta surgiu a especulação de que o Tricolor estaria interessado no atacante Toró, do São Paulo, por empréstimo de uma temporada, com opção de compra. As conversas estão em andamento. (Ibahia)

Mostrar mais

4 Comentários

  1. Good day very nice website!! Guy .. Beautiful .. Amazing ..
    I’ll bookmark your blog and take the feeds also?
    I am satisfied to seek out numerous useful information right here within the put up,
    we need develop extra strategies in this regard, thank you for
    sharing. . . . . . gw – Kala

  2. Good day very nice website!! Guy .. Beautiful ..
    Amazing .. I’ll bookmark your blog and take the feeds also?
    I am satisfied to seek out numerous useful information right here within the put up, we need develop extra strategies in this regard, thank you
    for sharing. . . . . . gw – Kala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo