Esporte

Com time principal, Bahia encara Botafogo-PB em Pituaçu pelo Nordestão

Há onze dias, o time principal do Bahia realizava a última partida de uma temporada. Contra o Santos, na Fonte Nova, o Esquadrão venceu por 2 a 0 e garantiu vaga na Copa Sul-Americana. Neste sábado, 6, a equipe volta a campo para iniciar uma nova temporada. Dessa vez pela Copa do Nordeste, contra o Botafogo-PB, às 18h15, no estádio Pituaçu.

Fruto da pandemia do novo coronavírus, o curto espaço de tempo, aliado à decisão da diretoria de não prorrogar contrato com seis jogadores do elenco – além de Gregore, que foi vendido ao Inter Miami –, proporciona ao técnico Dado Cavalcanti o desafio de apresentar um time competitivo.

“É uma pena, porque não tivemos o descanso necessário para provocar adaptação fisiológica dos atletas. A nossa estratégia é dar sequência ao trabalho que vinha sendo desenvolvido”, afirmou o comandante, em coletiva.

Dado, em teoria, ganhou um adversário que não costuma ter sucesso contra o Tricolor. Em 16 jogos diante do Botafogo-PB, o Esquadrão venceu 10, empatou seis e perdeu apenas um. Marcou 30 gols e sofreu 15. Curiosamente, a derrota veio em uma estreia: primeira rodada da Copa do Nordeste de 2018.

Em 2021, o time principal do Bahia teve o “privilégio”, como classificou Dado, de ter a equipe de transição na estreia do regional, contra o Salgueiro (PE). A partida foi vencida pelo Tricolor por 3 a 2, fora de casa. O resultado deu a liderança isolada do grupo A ao clube, já que todos os adversários perderam ou empataram.

Sendo assim, uma nova vitória daria ao Tricolor uma noite tranquila, podendo voltar as atenções para a decisão na Copa do Brasil. A equipe principal – sem reforços – joga a primeira fase do mata-mata nacional na próxima terça-feira, contra o Campinense, na Paraíba. Um empate já classifica os baianos. Uma derrota, por outro lado, elimina. Isso ocorreu no ano passado, contra o River-PI.

“Uma condição extrema, que tem a possibilidade de erro, de uma noite ruim, de um jogador expulso. Temos consciência de que precisamos de um bom resultado sábado [hoje, pelo Nordestão] para nos dar confiança”, disse Dado.

Olho tático

Para a partida deste sábado, o técnico não deve utilizar três volantes, como foi comum na reta final do Brasileirão. O meio de campo deve ser escalado com Patrick de Lucca, Ramon, Daniel e Rodriguinho.

Isso porque o clube perdeu três volantes neste fim de temporada. Na sexta-feira, 5, o A Tarde revelou que uma proposta foi feita para comprar Guilherme Rend, que pertence ao Jacuipense e atualmente joga pelo Vitória, maior rival.

Adversário

A jornada do Botafogo-PB na Copa do Nordeste já tem maior itinerário. O clube paraibano teve que disputar o pré-Nordestão, contra o Atlético de Alagoinhas. Empatou a primeira partida em 1 a 1 e venceu a segunda por 3 a 0, garantindo vaga no grupo B. Na estreia da “segunda fase”, empatou com o 4 de julho (PI).

No ano passado, o Belo conseguiu sua melhor campanha na história. Foi até as quartas de final, onde foi eliminado pelo mesmo Bahia, perdendo por 1 a 0. Os jogos de mata-mata do regional em 2020 foram únicos, em Salvador, em virtude da pandemia.

Inclusive, pelo mesmo motivo, alguns clubes vêm demonstrando apoio à paralisação do futebol. O Brasil passa pelo pior momento, em número de casos e mortes, desde o início da crise. Dado Cavalcanti e o técnico do Botafogo-PB, Marcelo Vilar, preferiram não opinar sobre.

Primeiro reforço

Na noite dea sexta-feira, 5, o Bahia anunciou  primeiro reforço da equipe para a temporada 2021. Trata-se do meio-campo Pablo, que estava no Vila Nova-GO, atual campeão da Série C. 

Também na sexta surgiu a especulação de que o Tricolor estaria interessado no atacante Toró, do São Paulo, por empréstimo de uma temporada, com opção de compra. As conversas estão em andamento. (Ibahia)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo