Notícias

Integrante do Comitê Olímpico do Afeganistão pede ajuda para evacuar atletas mulheres

Mais um pedido de socorro. Nesta quarta-feira (18), Samira Asghari, integrante do Comitê Olímpico do Afeganistão, fez um apelo nas redes sociais pela retirada das atletas, treinadoras e equipes de apoio do país.

“Por favor, as atletas femininas, as treinadoras e sua comitiva precisam de sua ajuda. Devemos tirá-las das mãos do Talibã, sair do Afeganistão, em particular Cabul. Por favor, façam algo antes que seja tarde demais”, escreveu.

O pedido é direcionado principalmente aos Estados Unidos, país que desocupou o Afeganistão após 20 anos. Por causa disso, o grupo fundamentalista islâmica Talibã conseguiu chegar à capital Cabul e retomou o poder, pertencente a eles entre os anos de 1996 e 2001.

O Afeganistão, que enviaria a atleta Zakia Khudadadi para os Jogos Paralímpicos de Tóquio – primeira mulher na história -, tinha anunciado a desistência do evento após a tomada do Talibã. Nesta terça (17), Zakia pediu ajuda.

“Minha intenção é participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, por favor, segurem minha mão e me ajudem”, afirmou, em vídeo enviado à agência de notícias Reuters. (BN)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo