Lula chama esquema de descontos irregulares no INSS de “assalto” e cobra apuração rigorosa

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “assalto” o esquema bilionário que envolveu descontos indevidos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A fraude envolveu entidades que teriam autorizado cobranças irregulares diretamente nos benefícios de segurados.

Durante entrevista concedida à imprensa na madrugada deste sábado (10), durante visita oficial à Rússia, Lula condenou duramente o esquema e afirmou que o governo federal realizará uma investigação rigorosa sobre o caso.

“O que eu acho mais grave: não foi dinheiro dos cofres públicos. Esse dinheiro estava no bolso do aposentado quando alguém pediu para descontar do salário dele. Então, foi um crime, um assalto, a aposentados e pensionistas desse país”, declarou o presidente.

Lula ainda apontou que o esquema teve início na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “É importante saber: uma quadrilha que foi criada em 2019. E vocês sabem quem governava o Brasil em 2019. Vocês sabem quem era o ministro da Previdência em 2019 e vocês sabem quem era o chefe da Casa Civil em 2019”, afirmou, sem citar nomes diretamente.

O governo já anunciou que irá revisar os convênios firmados com entidades de classe e reforçar a fiscalização de descontos autorizados no contracheque de aposentados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *