Notícias

Mercado Livre: mensagem sobre presente em aniversário de 20 anos é falsa

Não é de hoje que links de promoções falsas circulam no WhatsApp com o simples intuito de roubar dados de internautas. Porém, é a primeira vez que vamos falar de um link que envolve o nome do Mercado Livre.

De acordo com mensagens que viralizaram no WhatsApp, o Mercado Livre (descrito em algumas versões como Mercado Libre) estaria dando presentes (como, por exemplo, celulares) para as pessoas que entrarem em um site, responderem a perguntas padrão e, no final, compartilharem um link com amigos no WhatsApp.

A mensagem que circula online diz o site “Presentes do 20º aniversário do Mercado Libre. 2.000 produtos grátis!️” e tem um link para um site dos mais estranhos (vimos versões com domínios “.top”). 

Parabéns! Comemoração do 20º aniversário do Mercado Libre! Por meio do questionário, você terá a chance de ganhar um presente do Mercado Libre. Restam 78 presentes. Questão 1 de 4: Você conhece o Mercado Libre? Sim não Questão 2 de 4: Quantos anos você tem ? 18-29 30-39 40-49 50 ou mais Questão 3 de 4: O que você acha do Mercado Libre? Muito bem Inacreditável OK Não tão bom Questão 4 de 4: Você recomendaria o Mercado Libre para seus amigos? Sim não

Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Você tem a chance de ganhar presentes. Você deve selecionar a caixa correta com seu prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK Parabéns! Você fez isso! Você ganhou um Huawei Mate 40 Pro 8GB + 256GB (preto brilhante)!***AS REGRAS*** 1. Você deve contar a 5 grupos ou 20 amigos sobre as promoções. 2. Insira seu endereço e conclua o registro. OK

Parabéns! Seu prêmio é: um Huawei Mate 40 Pro 8GB + 256GB (preto brilhante). Siga as instruções na próxima página para reivindicar seu prêmio! 1. Compartilhe com 5 grupos / 20 amigos no WHATSAPP (clique no ícone “WhatsApp” abaixo) 2. Clique em “Continuar” para receber presentes. WhatsApp Compartilhe até que a barra azul esteja cheia! Prosseguir Esta oferta é válida por 500 segundos.

Não demorou para o link se espalhar com muita força na internet e começar a ser compartilhado por internautas (provavelmente, esperançosos para ganhar o presente da empresa de e-commerce). Porém, não é verdade que o Mercado Livre está fazendo 20 anos em 2021 e tampouco que está dando presentes grátis por causa disso.

Na realidade, a mensagem segue a mesma dinâmica de tantas outras fake news já desmentidas aqui no Boatos.org. Mesmo que você siga todos os passos descritos na mensagem, nada acontece no final.

Há três alternativas sobre o que pode acontecer. 1) Você ser direcionado a outro site de promoções falsas. 2) Você ser direcionado a um site pesadíssimo que fará o seu celular ou computador travar. 3) Você ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados (que fará os golpistas faturarem com publicidade).

Ao procurar pela tal “distribuição de prêmios” atribuída ao Mercado Livre, como era de se imaginar, nada encontramos a respeito do assunto. Além de não achar nada sobre a tal “distribuição de brindes” por parte da empresa, descobrimos que o Mercado Livre (ou Mercado Libre, se preferir) não faz 20 anos em 2021. Na realidade, a empresa foi fundada em 1999. Logo, faz 22 anos neste ano.

Resumindo: a história que aponta que o Mercado Livre está dando presentes para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem um link com amigos no WhatsApp é falsa. Não passa de mais uma promoção falsa que está circulando no aplicativo e enganando muitos internautas. (Boatos)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo